Podes até nunca ter ouvido falar de Marketing de Guerrilha, mas provavelmente já viveste esta experiência fora do conceito corporativo, talvez socialmente, por exemplo:

Pensa naquele amigo, ou conhecido que é extremamente certinho, tudo nele é previsível: nunca se atrasa, veste-se de forma “normal”, diz sempre as coisas certas, não se destaca por nada em particular.

Até ao dia em que, sem nenhum motivo aparente, do nada tem uma atitude, ou diz alguma coisa que choca todo o grupo de amigos, e esse momento por ser tão inusitado, e inesperado fica “viral” no grupo, e acaba por ser motivo de conversa durante algum tempo.

Isto é o efeito “Marketing de Guerrilha.
Pistas de bowling decoradas para parecerem bocas com dentes, promovendo o lançamento de um seguro dentário.

O Que é Marketing de Guerrilha?

É uma estratégia de marketing não convencional que procura atingir o máximo de impacto com o mínimo de recursos.

Este tipo de marketing é caracterizado pelo uso de táticas surpreendentes, criativas e completamente inesperadas que têm como objectivo criar impactos nos consumidores, tornando-se memorável.
A ideia é gerar buzz e promover o passa palavra, ao aproveitar os elementos de surpresa e originalidade.

Ao contrário das estratégias de marketing tradicionais, que muitas vezes dependem de grandes orçamentos para publicidade em massa, o marketing de guerrilha aposta em abordagens mais diretas e pessoais, podendo ser facilmente implementado com orçamentos mais limitados.

Ele pode envolver desde ações de rua, instalações artísticas, eventos inusitados, campanhas online virais, e até táticas de emboscada ou flash mobs.

Este conceito foi popularizado por Jay Conrad Levinson no seu livro "Marketing de Guerrilha" nos anos 80.

Levinson enfatizava que pequenas empresas e empreendedores poderiam competir com grandes empresas utilizando criatividade, surpresa e imaginação.

O marketing de guerrilha é particularmente eficaz para empresas que procuram causar impacto sem necessariamente investir somas astronómicas na publicidade tradicional, esta é uma ferramenta valiosa para startups, pequenas e médias empresas.

Mas esta estratégia também é usada pelas grandes empresas, o que lhes permite ter um maior destaque e ser reconhecidas no mercado.

Para que serve o Marketing de Guerrilha?

São muitos os propósitos do Marketing de Guerrilha, principalmente para criar uma impressão profunda e duradoura na mente dos consumidores com um orçamento limitado. 

Uma paragem de autocarro adaptada com aquecimento e decorada para parecer um forno com hambúrgueres, promovendo comida quente. da marca Carilou

Aumentar a Visibilidade com Baixo Custo:

Por ser uma estratégia que depende mais da criatividade e inovação do que de grandes orçamentos de marketing, o marketing de guerrilha é ideal para empresas que procuram maximizar a sua visibilidade com custos bastante reduzidos.

Criação de Buzz e Viralidade:

Uma campanha de marketing de guerrilha bem-sucedida pode gerar buzz significativo e a atenção nas redes sociais e canais de media ( TV, Rádio, Jornais…), aumentando o alcance da marca sem a necessidade dessa publicidade ser paga.

Proximidade ao Consumidor: 

As táticas de marketing de guerrilha muitas vezes envolvem a interação direta com o público, criando uma experiência memorável que vai aumentar a interação com o consumidor e criar lealdade à marca.

Diferenciação da Concorrência: 

Em mercados saturados, o marketing de guerrilha pode ajudar uma empresa a destacar-se da concorrência através de abordagens únicas e inovadoras que chamam a atenção do público.

Estabelecer ligações Emocionais:

Muitas das campanhas de marketing de guerrilha procuram estabelecer uma ligação emocional com o público, ao criar mensagens ao nível pessoal e incentivar a partilha e a discussão.

Flexibilidade e Adaptabilidade:

O marketing de guerrilha permite que as empresas sejam ágeis e se adaptem rapidamente às mudanças no mercado e/ou aproveitando oportunidades inesperadas para promover a sua marca.

Quem é que pode usar o Marketing de Guerrilha?

A beleza do marketing de guerrilha está na flexibilidade e capacidade de ser facilmente adaptado a diferentes orçamentos, objetivos e públicos-alvo, tais como:

Startups e Pequenas Empresas:

Estas podem usar o marketing de guerrilha como uma maneira eficaz de ganhar visibilidade e estabelecer uma presença no mercado sem a necessidade de grandes investimentos em publicidade tradicional.

Grandes Empresas:

São mestres nas táticas de marketing de guerrilha para se reinventarem aos olhos do público, chamar a atenção antes de lançarem novos produtos, ou simplesmente para manter a marca relevante de maneiras inovadoras e criativas.

Organizações sem Fins Lucrativos:

As ONGs e outras organizações sem fins lucrativos, usam o marketing de guerrilha para aumentar a consciencialização sobre as causas que defendem, promover eventos de angariação de fundos, ou até criar um relacionamento de proximidade  com a comunidade sem grandes investimentos financeiros

Artistas e Criativos:

Criadores como artistas, músicos e escritores usam o marketing de guerrilha para promover o seu trabalho, criar uma base de fãs e chamar a atenção para suas criações de maneira única, e original.

Profissionais de Marketing e Publicidade:

Quem trabalha na indústria de marketing e publicidade implementa campanhas de marketing de guerrilha para os seus clientes, como parte de uma estratégia de marketing mais ampla, para alcançar objetivos específicos  e impactantes.

Empresas de Eventos e Entretenimento:

O marketing de guerrilha é particularmente atraente para estas organizações, ao criar experiências inesquecíveis, quer seja ao promover eventos, filmes, espetáculos ou até  lançamento de produtos.

Esta estratégia é perfeita para se destacarem de forma inovadora independentemente do tamanho ou do setor. O elemento-chave é a criatividade e a capacidade de executar ideias que surpreendam e cativem o público de maneira positiva.

Mercado Imobiliário:

Para integrar eficazmente o Marketing de Guerrilha no mercado imobiliário, é crucial ser inovador e adotar estratégias que realçam os imóveis de uma maneira única e inesquecível. 

Como por exemplo esta acção da agência de publicidade portuguesa OrangePopCorn, onde a idéia era divulgar a Arrendar Casa, uma Rede Imobiliária da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal. 

As possibilidades do marketing de Guerrilha não ficam por aqui, fazer exposições temporárias nos imóveis para venda, ou organizar eventos exclusivos de Open House ou experiências imersivas que realcem a localização ou atributos singulares de uma propriedade. 

O objetivo é desenvolver campanhas que despertem emoções, surpreendam o público e criem burburinho nas redes sociais, mantendo sempre em mente o interesse e a relevância para o público-alvo.

O Marketing de Guerrilha é Global

Uma lata da Pepsi coberta por uma capa com o logo da Coca-Cola, um exemplo da dinamica do Marketing de Guerrilha e humor na rivalidade entre as duas marcas.

Através da variedade e a criatividade do marketing de guerrilha, ideias inovadoras e com uma execução cuidadosa, é possível criar campanhas inesquecíveis e bastante eficazes que capturam a atenção do público de maneira significativa.

Estes são alguns exemplos impressionantes  e inovadores de marketing de guerrilha que foram realizados por empresas e que ficaram na história:

Flash Mobs da T-Mobile

A T-Mobile executou várias campanhas de flash mob em locais públicos, como estações de comboio e zonas de grande passagem de público, para surpreender e encantar. 

Para além de chamarem a atenção das pessoas presentes nesses locais, também geraram uma significativa cobertura mediática online assim que os vídeos se tornaram virais.

Campanha "Dumb Ways to Die" da Metro Trains:

Embora tenha sido mais educacional, esta campanha australiana foi criada com o objectivo de chamar a atenção sobre segurança, e não para uma promoção direta, através de um vídeo animado muito cativante para transmitir a sua mensagem, tornando-se vira

A Ação de Marketing do Filme "Carrie"

Para promover o remake do filme "Carrie", foi realizada uma “partida” numa pastelaria de Nova York. Ao surpreender todos os clientes, uma atriz simulava ter poderes telecinéticos, 

Este vídeo ficou viral e serviu como publicidade “gratuita” para o filme.

Invasão dos Simpsons na 7-Eleven

Para promover o filme dos Simpsons, várias lojas 7-Eleven nos EUA foram transformadas em "Kwik-E-Marts" (uma loja fictícia da série), vendendo produtos temáticos dos Simpsons, como "Squishees" e os "Donuts do Homer".

A Instalação de Arte "Tourists" da Airbnb

A Airbnb criou uma exposição de arte em Nova York, em que apresentou uma estátua de um dragão, um urso e outros personagens exóticos como turistas, para promover a ideia de que qualquer lugar pode ser um destino turístico com a Airbnb.

A "Blitz" de Coca-Cola

As campanhas tradicionais de marketing da Coca-Cola já são bastantes criativas, mas mesmo assim ainda podemos ser surpreendidos por esta marca, como a instalação de máquinas de venda automática que entregavam "doses" de felicidade – desde pizzas até balões e flores – tudo isto em locais públicos, criando momentos de alegria inesperada nas pessoas.

Benefícios v/s Consequências

As vantagens do Marketing de Guerrilha ganham uma maior dimensão neste cenário digital cada vez mais saturado, destacando-se como uma solução criativa e económica, que vai permitir às marcas capturar a atenção do público de forma inesquecível e impactante, sem os elevados custos das campanhas tradicionais.

Impacto Elevado a Custo Reduzido

Uma das principais vantagens do Marketing de Guerrilha reside na sua capacidade de criar um impacto significativo com um orçamento comparativamente baixo, especialmente quando comparado com as campanhas de marketing tradicionais , que precisam de investimentos elevados nos meios de comunicação.

Proximidade com o Consumidor

As campanhas de Marketing de Guerrilha procuram criar experiências inesquecíveis que promovam um contacto próximo com o consumidor, quer de forma presencial, quer através das redes sociais, onde o conteúdo tem potencial para rapidamente se tornar viral.

Reconhecimento da Marca

Essas estratégias são essenciais para fazer uma marca sobressair num mercado já saturado, oferecem uma nova perspetiva, lançando produtos ou serviços e dão origem a uma identidade de marca inconfundível.

Flexibilidade e Inovação

O marketing de guerrilha cria não só a oportunidade, como também uma ampla flexibilidade e liberdade de inovação, permitindo às empresas testar e inovar nas suas estratégias de marketing.

Publicidade Gratuita

As campanhas bem-sucedidas podem dar origem a uma cobertura mediática espontânea considerável, expandindo o alcance e o impacto da ação sem criar encargos adicionais.

Um adesivo publicitário no chão com um cão gigante de costas e pessoas pequenas parecendo pulgas, para promover um spray antipulgas da Frontline

Mas nem tudo são facilidades, existem alguns desafios do Marketing de Guerrilha que devem ser levados em consideração, para que o sonho inicial de uma campanha com sucesso ou até viral, não se torne num pesadelo.

Probabilidade de Confusão

Há o risco de a campanha ser mal interpretada pelo público, particularmente se for considerada intrusiva, ofensiva ou de mau gosto.

Questões Legais e Éticas

Certas táticas de marketing de guerrilha podem tangenciar áreas ambíguas no que toca à legalidade e ética, podendo resultar em complicações legais ou danos à reputação da marca.

Controlo Limitado sobre a Reação

Ao contrário das campanhas tradicionais, em que a mensagem e a distribuição são meticulosamente controladas, o marketing de guerrilha pode gerar reações imprevistas que não estão alinhadas com o propósito inicial.

Dificuldades na Avaliação

Avaliar o êxito de uma campanha de guerrilha pode ser complexo, quando comparado com a precisão das outras estratégias de marketing, devido à natureza efémera e experimental das iniciativas.

Risco de Reação Contrária

Sem um planeamento e execução adequados, uma campanha de Marketing de Guerrilha pode ter um resultado completamente oposto ao pretendido, afastando os clientes em vez de os atrair.

Humor no Marketing

Esta é uma estratégia formidável para estabelecer uma ligação emocional com o consumidor, é uma das vertentes do marketing de guerrilha, principalmente porque pode ser usado de forma inesperada, criativa, e facilmente capta a atenção do público. Como este exemplo da marca Volkswagen

Estas acções potenciam uma percepção única da marca no consumidor:

Criar Memórias

O humor faz com que as campanhas fiquem na memória. Se é engraçado, as pessoas vão querer partilhar com amigos e familiares, fazendo com que mais gente conheça a campanha.

Partilha nas Redes Sociais

Campanhas com humor são muito partilhadas online, criando conversa e fazendo com que se espalhem rapidamente. Isso é bom para campanhas de marketing de guerrilha que querem chegar a muitas pessoas sem gastar muito.

Ser Diferente dos Outros

O humor ajuda uma marca a ser notada num mercado saturado, dando-lhe uma voz única e uma perspectiva nova de chamar a atenção de forma positiva.

Quebrar Barreiras

O humor torna a marca mais próxima e real para o seu público, dando à marca uma imagem mais próxima e humana, o que é importante em campanhas de guerrilha, onde a proximidade e a ligação emocional com o público são essenciais.

Conhecimento do Público

É importante saber o que as pessoas acham piada e o que pode ser visto como ofensivo ou de mau gosto. O humor tem de ser certo para quem está a ver e deve ser ajustado ao público-alvo para prevenir reações indesejáveis

Relevância é Chave

O humor tem de estar em sintonia com a marca, serviço ou produto e com a mensagem que se pretende passar. Se não tem nada a ver, pode confundir as pessoas e fazer com que a mensagem principal se perca, ou seja mal interpretada

Moderação e Equilíbrio

Embora o humor seja uma ferramenta eficiente, a sua utilização deve ser de maneira equilibrada e pensada.Muito forçado ou exagerado pode resultar em efeitos negativos.

Os Desafios do Humor no Marketing

Um sofá azul com capitonés a simular a textura de uma pele com celulite e uma mensagem sobre um produto anti-celulite da Nivea.

Esta é uma estratégia formidável para estabelecer uma ligação emocional com o consumidor, é uma das vertentes do marketing de guerrilha, principalmente porque pode ser usado de forma inesperada, criativa, e facilmente capta a atenção do público. 

Estas acções potenciam uma percepção única da marca no consumidor:

Barreiras Culturais

O humor está directamente relacionado com contextos culturais específicos. O que é engraçado numa cultura pode ser ofensivo ou incompreensível noutra. Isto pode levar a mal-entendidos ou reações negativas por parte da audiencia

Potencial para Ofender o Publico

Existe um risco significativo de ofender o público, especialmente se o humor for mal planeado ou explorar temas sensíveis. O que a marca considera engraçado pode ser visto como insensível ou inapropriado por parte da audiência.

Diluição da Mensagem da Marca

O humor pode distrair do produto ou serviço que está sendo promovido. Se o público se lembrar apenas da piada, mas não da marca ou do produto, a campanha pode falhar em atingir seus objetivos de marketing.

Desvalorização da Marca

O uso excessivo de humor, especialmente se for forçado ou irrelevante para a mensagem da marca, pode resultar na desvalorização da marca. Isso pode diminuir a seriedade com que o público percebe a marca ao longo do tempo.

Riscos à Reputação e Jurídicos

As campanhas de marketing que utilizam humor sem ponderar a sensibilidade do público-alvo podem enfrentar reações adversas, boicotes ou até processos legais, impactando negativamente na reputação e nos resultados financeiros da empresa.

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